O eSocial é uma inovadora forma de prestar informações do mundo do trabalho, substituindo diversas obrigações acessórias existentes atualmente. Com isso há simplificação dos processos e significativos ganhos de produtividade para a economia brasileira, além do aumento da garantia dos direitos dos trabalhadores.

O eSocial tem evoluído em etapas, já tendo sido implantado o eSocial voltado ao empregador doméstico e, agora, com foco nas empresas. O envio de informações em fases se dá em atendimento ao governo ás solicitações de empresas e de confederações participantes do projeto, com o objetivo de facilitar a adoção dos novos procedimentos. Também, com a centralização das informações de forma consistente, o eSocial amplia a capacidade de fiscalização do estado e pode auxiliar de forma mais efetiva na formulação de políticas públicas do Pais.

A Severas está sempre preocupada em se inserir nas novas formas de envio destas informações junto aos órgãos do governo, cumprindo as normas do Ministério do Trabalho.